Publicação

Ensaios sobre mortalidade: uma abordagem atuarial

Tipo de publicação
Artigo

Vencedor do segundo lugar na categoria Trabalho de Graduação do 1º Prêmio SUSEP de Pesquisa em Seguros.

Os produtos de seguro relacionados ao ramo vida representam boa parte do mercado de seguros, uma informação muito importante utilizada durante os cálculos desses produtos é o nível de mortalidade que vem se alterando ao longo do tempo e também pode variar de acordo com a população em análise. Os níveis de mortalidade normalmente são representados através de tábuas de mortalidade e essas variações irão impactar diretamente os resultados dos cálculos atuariais.

Portanto, o trabalho tem como objetivo analisar os impactos que a escolha da tábua e as variações dos níveis de mortalidade, chamado de improvement, tem nos cálculos dos produtos do ramo vida. Além de apresentar e desenvolver métodos e ferramentas para definição das premissas relacionadas ao níveis de mortalidade, para a escolha da tábua biométrica foram apresentados diversos testes para verificar qual tábua melhor representa a população estudada, enquanto para o improvement foi desenvolvido um programa para realizar a projeção das taxas de mortality improvement através de determinadas premissas iniciais, usando como base uma metodologia utilizada pela Society of Actuaries – SOA.

Através das análises realizadas no trabalho foi possível observar o quanto a escolha das tábuas de mortalidade e as taxas de improvement podem impactar nos cálculos atuariais dos produtos do ramo vida, mostrando a importância da utilização de uma tábua biométrica que represente bem a população em estudo, além da utilização de premissas de mortality improvement realistas. Considerando isso, o trabalho pode auxiliar durante estudos relacionados a mortalidade, os testes apresentados podem ser aplicados para ajudar na escolha das tábuas biométricas, além da utilização da metodologia e programa apresentados no estudo para projetar as taxas de mortality improvement, conseguindo melhores estimativas para os produtos em questão.

Por: André Luiz Ferreira da Silva, que na cerimônia de premiação foi representado por seu orientador Reinaldo Marques.

Confira o trabalho completo.