Notícia

Instituto de Inovação em Seguros e Resseguros da FGV e AIDA iniciam Cooperação Técnica 

A Associação Internacional de Direito de Seguros passou a colaborar com o Instituto de Inovação em Seguros e Resseguros da Fundação Getulio Vargas por meio de termo de cooperação técnica assinado na sexta-feira (31/03)

Durante o XV Congresso Brasileiro de Direito de Seguro e Previdência, realizado nos dias 30 e 31 de março, em Foz do Iguaçu, a Associação Internacional de Direito de Seguros (AIDA BRASIL) anunciou a recente parceria firmada com o Instituto de Inovação em Seguros e Resseguros da Fundação Getulio Vargas. O objetivo é potencializar o desenvolvimento de pesquisas e estudos com o objetivo de contribuir para o aprimoramento da regulação do setor de seguros e resseguros no país.   

Através da parceria institucional, estabelecida por meio de um acordo de cooperação técnica, o Instituto passa a contar com a experiência da AIDA, que atua em mais de 70 países, e que no Brasil realiza congressos, movimenta grupos nacionais de trabalho (GNT) e fornece a seus associados as principais notícias do setor, com importantes artigos e jurisprudências relacionadas ao setor de seguros e resseguros.  

O presidente da AIDA BRASIL, Juliano Ferrer, destaca que a Associação propicia ambiente de estudo, reflexões, troca de experiências e produção de conteúdo quanto ao Direito do Seguro e  Resseguro desde 1960. Segundo ele, não há dúvida de que este ambiente traz aos que trabalham nesta área constante atualização e aprimoramento.   

“Este acordo de colaboração com o Instituto de Inovação em Seguros e Resseguros da FGV é excelente para que a relação científica entre as entidades se estreite, fomentando a pesquisa e o aprofundamento de temas. O seguro é ferramenta essencial para a proteção da sociedade e o desenvolvimento da economia. A qualificação das pessoas é peça fundamental nessa engrenagem”, disse o presidente.  

De acordo com a Diretora de Pesquisa e Inovação da FGV, Goret Paulo, a indústria de seguros e resseguros no Brasil tem um grande potencial de crescimento. O desenvolvimento de pesquisas nesta área, que ajudem a promover a inovação no setor, é um dos principais objetivos do FGV IISR, que segue a missão da Fundação Getulio Vargas de promover o desenvolvimento socioeconômico do país. Goret acredita que a AIDA pode auxiliar o Instituto a identificar desafios do setor e fornecer subsídios para que os acadêmicos desenvolvam pesquisas e estudos. 

“Com o objetivo de se desenvolver pesquisas que tragam benefícios para a sociedade é necessário que a interação entre representantes do setor e pesquisadores ocorra desde o início de um projeto, quando são definidos os desafios que se busca solucionar. Para entender quais são os desafios desta indústria, conversamos com empresas seguradoras e resseguradoras, reguladores, corretores e também com as associações que atuam no setor. A AIDA, como uma associação atuante e representativa do setor é capaz de contribuir significativamente para a formulação das questões que são importantes para o desenvolvimento das pesquisas nesta área”, declarou a Diretora. 

Iniciando as atividades desta parceria, a AIDA participará do webinar sobre Seguro Agrícola, organizado pelo Instituto, que ocorre no dia 19 de abril, às 14h, que contará com a participação do Banco Central do Brasil, Ministérios da Agricultura e Fazenda, Superintendência de Seguros Privados (Susep) e BrasilSeg. Na ocasião, os participantes irão dialogar sobre os resultados de uma pesquisa da FGV que analisou os desafios do Programa de Seguro Rural no Brasil. É possível se inscrever para o evento aqui.