FGV IISR realiza mesa-redonda sobre Seguros e Crise Climática em São Paulo
O Instituto de Inovação em Seguros e Resseguros da Fundação Getulio Vargas (FGV IISR), em colaboração com a Associação Internacional do Direito de Seguros (AIDA) realizou no dia 8 de outubro, em São Paulo, a mesa-redonda Seguros e Crise Climática. O evento, que foi coordenado pelo professor da Escola de Administração de Empresas de São Paulo (FGV EAESP) Eugenio Montoro e o advogado Gustavo Leon da AIDA, reuniu no Salão Nobre da FGV EAESP diversos especialistas de diferentes setores da indústria de seguros para debater sobre o tema.
Na dinâmica da mesa-redonda, os participantes levantaram aspectos acerca dos seguros para catástrofes climáticas, que foram debatidos entre os próprios especialistas. No total, o evento reuniu 51 especialistas, sendo representantes de 21 seguradoras e resseguradoras. Entre as instituições que marcaram presença no debate estavam professores da FGV, advogados que atuam na área de seguros, além de representantes da Confederação Nacional das Seguradoras (CNSeg) e da Superintendência de Seguros Privados (SUSEP).
Durante a mesa-redonda, os participantes analisaram como os seguros podem ajudar a reparar os efeitos de danos causados por eventos de extremos climáticos como enchentes, inundações, seca prolongada, entre outros. Também foi debatido quais os riscos ambientais que usualmente são cobertos pelas apólices de seguros existentes no mercado face às normas vigentes, e os seguros para riscos climáticos e os que cobrem danos ambientais como seguros rurais, de property ou mesmo de execução de contratos de concessão rodoviária. Os especialistas também analisaram a responsabilidade do governo em assumir a reparação de danos ambientais, sendo o seguro um instrumento adicional para mitigar dos danos.
Encontro no Rio de Janeiro
No dia 31 de julho, o FGV IISR reuniu no Rio de Janeiro pesquisadores e profissionais do mercado, do governo e dos órgãos reguladores em uma mesa-redonda para analisar a utilização do seguro como instrumento mitigador de danos causados por eventos climáticos extremos. Na ocasião, foram comentados diversos aspectos dos seguros climáticos atualmente previstos em diversos países, por meio da apresentação de resultados de pesquisa que está sendo desenvolvida pela Columbia University (USA). Saiba mais.