Notícia

Especialistas se reúnem para discutir sobre seguros aplicados a catástrofes climáticas em webinar

Objetivo do encontro promovido pelo Instituto de Seguros e Resseguros da FGV (FGV IISR) é discutir temas importantes a serem pesquisados por meio de uma colaboração com a Queen Mary University of London

Objetivo do encontro promovido pelo Instituto de Seguros e Resseguros da FGV (FGV IISR) é discutir temas importantes a serem pesquisados por meio de uma colaboração com a Queen Mary University of London 

Desastres naturais foram responsáveis por uma perda econômica de US$ 313 bilhões no mundo inteiro em 2022, conforme o relatório Weather, Climate and Catastrophe Insight. Além disso, catástrofes climáticas como inundações, furacões e incêndios florestais têm se tornado cada vez mais frequentes e graves nos últimos anos. Diante dessa realidade, o Instituto de Inovação em Seguros e Resseguros da Fundação Getulio Vargas (FGV IISR) vai reunir especialistas no dia 20 de junho, às 10h, em um seminário online, para iniciar uma discussão sobre o papel do seguro e do resseguro na gestão dos riscos de catástrofes naturais associados às mudanças climáticas no Brasil. 

O evento contará com uma palestra internacional da Dra. Franziska Arnold-Dwyer, diretora do Instituto de Direito de Seguros, Navegação e Aviação da Queen Mary University of London, que irá apresentar sobre o uso de "cat bonds" para fortalecer a resistência climática nas comunidades locais e regionais. Em seguida, especialistas da área irão compartilhar suas experiências e percepções sobre como e até que ponto o seguro pode fornecer proteção financeira contra riscos climáticos agravados pelas mudanças climáticas. 

O objetivo deste encontro, que reúne acadêmicos, reguladoras e empresas do setor, é identificar potenciais temas de pesquisa sobre ‘Mudanças Climáticas e Seguros’ a serem estudados por meio de uma colaboração entre o FGV IISR e a Queen Mary University of London. O foco do projeto será gerar impacto na indústria de seguros e contribuir para reduzir os danos causados na sociedade por este tipo de catástrofe.  

As apresentações contarão com transmissão ao vivo e tradução simultânea. Na ocasião, os convidados também irão abordar o papel da indústria de seguros no enfrentamento da emergência climática, os desafios e oportunidades em fornecer cobertura de seguro para desastres naturais, as maneiras como o seguro pode apoiar a gestão, adaptação e mitigação de riscos em relação às mudanças climáticas, entre outros tópicos.  

O seminário contará com a participação de representantes da Superintendência de Seguros Privados (Susep), da Machado Meyer Advogados, Marsh McLennan, Mattos Filho Advogados, Escola de Administração de Empresas de São Paulo (FGV EAESP) e da Guy Carpenter.  

Inscreva-se gratuitamente clicando aqui.

Acesse a apresentação da palestrante.