Sobre o evento

Catástrofes climáticas como inundações, furacões e incêndios florestais têm se tornado cada vez mais frequentes e graves nos últimos anos, causando perdas econômicas e sofrimento humano. O Brasil, um país com clima e geografia diversos, experimentou sua parcela de catástrofes climáticas, afetando de forma devastadora sua população e economia.

A Fundação Getulio Vargas, por meio do Instituto de Inovação em Seguros e Resseguros, realizou um webinar no dia 20 de junho de 2023, a partir das 10h (horário de Brasília), para iniciar uma discussão sobre o papel do seguro e do resseguro na gestão dos riscos de catástrofes naturais associados às mudanças climáticas no Brasil.

O evento reuniu a Dra. Franziska Arnold-Dwyer da Queen Mary University of London e especialistas da área que compartilharam suas experiências e percepções sobre como e até que ponto o seguro pode fornecer proteção financeira contra riscos climáticos agravados pelas mudanças climáticas. A Dra. Franziska Arnold-Dwyer fez uma apresentação sobre o uso de "cat bonds" para fortalecer a resiliência climática. O webinar buscou identificar potenciais temas de pesquisa sobre ‘Mudanças Climáticas e Seguros’ a serem apresentados em colaboração entre o FGV IISR e a Queen Mary University of London.

Este webinar abordou as seguintes questões:

  • Qual é o papel da indústria de seguros no enfrentamento da emergência climática?
  • Quais são os desafios e oportunidades no fornecimento de cobertura de seguro para desastres naturais?
  • Qual a importância do resseguro e dos títulos vinculados a seguros na gestão dos riscos resultantes de catástrofes climáticas?
  • Como o seguro pode apoiar a gestão de riscos, adaptação de riscos e mitigação de riscos em relação às mudanças climáticas?
  • Como podemos fechar e prevenir lacunas de proteção de seguros em relação aos riscos climáticos?

O evento contou com tradução simultânea.

Acesse a apresentação da palestrante.

 

Palestrante:

Franziska Arnold-Dwyer - Palestrante Sênior em Direito dos Seguros, Direito Contratual e Sustentabilidade, Advogada (Inglaterra e País de Gales), Diretora do Instituto de Direito de Seguros, Navegação e Aviação e Vice-Diretora do Queen Mary UNIDROIT Institute of Transnational Commercial Law

 

Debatedores:

Diogo Ornellas - Coordenador-Geral de Grandes Riscos e Resseguros da SUSEP

Cassio Gama Amaral – Sócio do Machado Meyer Advogados

Francis Bouchard – Diretor Administrativo - Clima - Marsh McLennan 

Marcelo Mansur - Sócio do Mattos Filho Advogados e professor da Escola de Administração de Empresas de São Paulo (FGV EAESP)

Pedro Farme – CEO Brasil da Guy Carpenter

Gil Correia Kempers Vieira - Secretário de Proteção e Defesa Civil da Prefeitura de Petrópolis

 

Moderador:

Gesner Oliveira – Professor da Escola de Administração de Empresas de São Paulo (FGV EAESP)